Como os perfumes são criados?

Quem aqui, assim como a gente, ama perfumes?

Trabalhar com Perfumaria é uma das paixões da Abelha Rainha! Você sabia que o processo de criação de um perfume envolve diversas etapas e informações? Afinal, como os perfumes são criados?

Venha conosco e se aprofunde no universo das fragrâncias! Entenda tudo sobre notas, acordes e famílias olfativas nesse post e garanta a escolha certa na hora de comprar seu novo perfume Abelha Rainha.  

O universo da perfumaria é muito vasto, então sem mais delongas, vamos começar!

O olfato e as sensações

O olfato é responsável por desencadear diversas sensações, um dos sentidos que mais cria registros emocionais, isso mesmo, já ouviu falar em memória olfativa? Ela tem a capacidade de acessar conexões que nosso cérebro fez em algum momento do passado.

A influência positiva dos aromas é tão grande, que a Aromaterapia vem ganhando espaço na vida das pessoas, com foco em diminuir a ansiedade, o estresse, insônia, promover relaxamento entre muitos outros benefícios.

Outro ponto importante que os aromas e perfumes representam é a identidade. Em algum momento você já sentiu um perfume e pensou “esse perfume é de fulano”. Isso acontece muito quando optamos por utilizar uma única essência durante um longo período.

O processo de criação de um perfume passa pela junção de várias matérias-primas e combinações de notas olfativas para chegar em uma fragrância, mas não para por aí, o perfume só surge após a combinação entre as fragrâncias.

A Matéria-Prima

O princípio de tudo está na matéria-prima, podendo ser naturais ou sintéticas. As naturais se dividem entre vegetais e animais, enquanto as sintéticas, são formadas por notas artificiais.

Quando falamos de matéria-prima vegetal, todas as partes de uma planta podem ser utilizadas para a extração de aromas: folhas, flores, raízes, caule, frutos (poupa e casca).

Já as matérias-primas animais, possuíam maior utilização antigamente, atualmente as notas sintéticas substituíram o uso dessas matérias.

No Brasil, é comum o uso das frutas cítricas para desenvolver fragrâncias, já na Europa por exemplo, as flores são amplamente utilizadas devido à variedade da matéria-prima encontrada na região.

A Família Olfativa

A combinação de 14 ativos resulta em uma família olfativa, a união dessas famílias cria acordes. As características dessas famílias permitem classificar cada perfume. Conheça algumas delas:

Oriental – Transmite sensualidade e mistério. Quente e marcante. Os perfumistas franceses buscaram representar nessa família as características de sedução e intimidade.

Gourmand – Tipo de perfume que dá vontade de comer! Possui matérias-primas como Marshmallow, Chocolate, Mel, Amêndoas e outras tantas doçuras que fazem uma brincadeira com os aromas.

Floral – Representa a delicadeza e a feminilidade, sendo uma das opções mais vendida mundialmente. Possui grande versatilidade e pode ser harmonizada com vários outros elementos, criando diferentes combinações.

Cítrico – Pensou em refrescância, você lembra dos aromas cítricos. São leves e suaves, encontrados nas águas de colônia. Uma ótima opção para dias quentes e clima tropical.

Aquáticos – O cheirinho de cachoeira e do mar! Essa é a principal característica dessa família, que também possui uma refrescância, é leve, natural e resistente.

Especiado – Sua base são os temperos. São notas transmitem sedução e calor e exprimem personalidade e intensidade. Canela, Cravo, Noz moscada são as mais usadas para a criação de combinações.

Chipre – Uma combinação aromática irresistível! Reúne notas cítricas como Carvalho e o Musgo. É perfeito para combinar com notas frutais e florais, pois resulta em perfumes marcantes e intensos.

Amadeirado – Sedutor, envolvente, forte, essas são as principais características dos amadeirados. Eles compõem a maior parte dos perfumes masculinos. Encontramos notas de Cedro, Sândalo, Vetiver e outros amadeirados.

Aromáticos – Dinâmico e cheio de energia. É o resultado da mistura de Ervas Frescas. Muito versáteis, unem notas cítricas com lavandas e especiarias orientais.

Frutal – Essencialmente extraído das frutas, geralmente apresenta um toque adocicado marcante. Possui uma leveza e jovialidade. Ideal para uso no dia-a-dia.

As Fragrâncias

As fragrâncias são a junção de diferentes matérias-primas. Essa junção é feita de forma a combinar as notas que irão compor uma fragrância. As notas se dividem em: Notas de cabeça/saída, notas de corpo e notas de fundo.

Notas de cabeça ou também conhecidas como notas de saída, são as mais leves em relação ao peso molecular, são as primeiras notas que sentimos. Exemplo de notas de cabeça – cítricas e verdes, extraídas muitas vezes das cascas ou folhas do vegetal.

Notas de corpo são as notas que sentimos no segundo momento, peso intermediário, geralmente são as cítricas e florais.

Notas de fundo, sentimos no terceiro momento, permanecem por mais tempo na pele, são consideradas as mais pesadas e responsáveis pela durabilidade do perfume. As notas que possuem essa característica são: Sândalo, Madeira, Baunilha entre outras.

Todas as notas estão interligadas, as notas de fundo mantêm as notas de corpo e cabeça unidas. Quanto mais notas de fundo um perfume possui, maior sua capacidade de fixação.

O Perfume

Agora sim chegamos no produto final! Como os perfumes são criados:

O perfume é construído a partir da junção de várias fragrâncias combinadas formando os acordes, transmitindo personalidade e estilo.

O acorde oriental, por exemplo, tem uma característica mais marcante e sedutora. A construção de um perfume se baseia nesses estilos para atingir um público-alvo específico, ou seja, a pessoa que se identifica com aquela personalidade.

Dentro dos perfumes desenvolvidos pela Abelha Rainha, temos algumas personalidades, como o Sense for Woman e o Marcelle, que possuem uma família olfativa Floral Frutal e transmitem feminilidade e leveza. Representa uma mulher livre, romântica e delicada.

Outra personalidade muito representada em perfumes é a sedutora, envolvendo notas orientais, amadeiradas ou florais, combinadas de forma que transmitem força, sensualidade e intensidade. Representando essa personalidade temos o Lançamento Floralle Mystery e o deo parfum Volúpia:

Para os perfumes masculinos, notas amadeiradas e o Musk são predominantes. O perfume Narcizo  possui em sua composição acorde Oriental Amadeirado, representa um homem poderoso, mas sem perder sua essência e sensibilidade.

Já o lançamento Caçador, traz em sua composição notas de Patchouli, Sândalo e Vetiver. Representa um homem moderno, elegante e sedutor. Um homem livre que está sempre em busca de novas emoções.

O universo dos perfumes é muito vasto e quando adquirimos algum produto de perfumaria, nem imaginamos todo o caminho que é percorrido para chegar ao produto final. Conhecer esse processo, facilita a escolha de um novo perfume mesmo sem sentir o aroma, pois você conseguirá identificar as famílias que mais lhe agrada e assim, poder buscar por fragrâncias que tenham composições similares.

Conta pra gente qual desses perfumes você já conhece e ama ou algum outro perfume Abelha Rainha que não apareceu nesse post, mas que você não vive sem!

Se não conhece a linha de perfumaria Abelha Rainha, clique aqui e compre online.

Fonte:

https://www.acritica.net/editorias/saude/conheca-as-familias-olfativas-e-saiba-escolher-os-perfumes-que-mais/269711/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *