TUDO SOBRE CRONOGRAMA CAPILAR

O milagre do cronograma para os fios

Se você já não sabe mais o que fazer para manter um cabelo bem hidratado e saudável, com certeza precisa continuar lendo esse post e entender tudo sobre cronograma capilar. A saúde dos fios está diretamente ligada aos nutrientes e vitaminas que eles recebem durante o processo de tratamento e cuidado.

Folículo piloso

Para entender a estrutura dos fios é preciso partir do princípio, ou melhor, de onde o fio nasce. O fio de cabelo é produzido no bulbo capilar. Nessa área de origem contém células e hormônios que serão responsáveis pelo crescimento saudável. Para que o pelo nasça saudável, manter uma alimentação balanceada, saúde mental e física em dia é fundamental, pois todo o processo influencia na produção desses hormônios.

O crescimento capilar é cíclico, apesar disso cada fio é independente e ao contrário da maioria dos animais, onde os pelos caem todos de uma vez, nos humanos a troca de fios acontece de forma alternada.

Após o nascimento do fio inicia o processo de crescimento, geralmente o fio é mais saudável, próximo da raiz e conforme vai se aproximando das pontas os nutrientes têm mais dificuldade de chegar naturalmente. É nesse processo que entra o cuidado e tratamento externo.

Cronograma capilar o que é?

O cronograma capilar nada mais é que uma programação para oferecer aos fios os nutrientes que ele precisa de forma planejada e estratégica. Conforme o fio vai crescendo os nutrientes que estão presentes na raiz têm maior dificuldade de alcançar as pontas. Além disso ele fica vulnerável às exposições climáticas que podem causar danos aos fios. Nesse momento que o Cronograma Capilar entra para fazer o “milagre”, pois irá repor essa perda de nutrientes.

AS ETAPAS DO CRONOGRAMA

HIDRATAÇÃO

Na etapa de hidratação é o momento de repor a água aos fios evitando o ressecamento e o efeito frizz. As máscaras de hidratação possuem vitaminas e nutrientes que auxiliam na  limpeza dos poros na eliminação de células mortas presentes no couro cabeludo. Nessa etapa do processo o cabelo deve estar saudável para conseguir manter a água e os nutrientes no córtex capilar, a parte mais interna do fio.

NUTRIÇÃO

Esse é o momento de oferecer lipídios e ácido graxo à estrutura capilar. A nutrição também tem um papel muito importante de proteger os fios das agressões climáticas e desgastes diários. O cabelo possui naturalmente uma camada lipídica que tem como objetivo manter as cutículas alinhadas ajudando a manter a hidratação do córtex. O processo nutritivo ajuda a criar e manter essa proteção.

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é o passo de tratamento mais profundo para os fios, ela é responsável por repor massa e evitar, ou interromper a quebra capilar. Amplamente indicada para fios sensibilizados por processos químicos, como descolorações, colorações, alisamentos exposição excessiva ao sol, cloro e instrumentos de calor. Ela é a responsável por devolver os aminoácidos e as proteínas que os fios perderam durante esses processos.

Todas as etapas são necessárias no cronograma capilar. De acordo com a necessidade do seu cabelo o que irá variar, serão os dias de tratamento e quantidade de inserção de hidratação, nutrição e reconstrução no seu calendário, entretanto todas são importantes para um tratamento completo e efetivo.

O tratamento

Para identificar em qual calendário os cuidados com seu cabelo irá encaixar, por isso faça esse teste simples:

Em um copo com água, coloque um fio do seu cabelo, aguarde 3 minutos e verifique como ele se comportou no final do teste.
Se o fio boiou, ele é considerado um cabelo saudável e necessita de uma calendário com maior número de hidratação. Conforme indicação de tratamento abaixo:

A posição do fio foi o meio da água indica que seu cabelo precisa de nutrição, causando a devolução de lipídios aos fios. Siga o cronograma abaixo para cabelos que precisam de mais nutrição:

O fio afundou, ou encostou no fundo do copo, esse cabelo está precisando de reconstrução, pois perdeu massa e está sensibilizado. Assim siga o cronograma a seguir para um tratamento reconstrutor:

Agora que você identificou a necessidade do seu cabelo, organize o cronograma na sua semana, de preferência com um dia de intervalo entre um tratamento e outro. Conheça outros produtos para completar o seu tratamento capilar clicando aqui.

Já fez ou vai fazer o seu? Conta aqui pra gente o que achou!

2 thoughts on “TUDO SOBRE CRONOGRAMA CAPILAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.